top of page

E a tal da hemoglobina glicada? Como vai?

Fiquei um mês longe do Blog, está difícil conseguir escrever com o fluxo de trabalho que tenho no escritório, ainda mais quando é o mês de fazer exames e consultas nas minhas médicas (endócrino e gineco). Antes do diagnóstico, fazer exame de sangue era a mesma coisa que me sentenciar à tortura, hoje, todo pessoal do laboratório até já me conhece, mas o frio na barriga ainda existe, agora não é pelo nervosismo de ter que ter aquela agulha gigante tirando meu sangue, e sim pela ansiedade dos resultados do exame.

Minha glicose em jejum é sempre boa, desde o começo do tratamento, eu acordo com ela abaixo de 140mg/dL, já a Hemoglobina Glicada* é um problema. Quando descobri minha diabetes esse índice era de 14,1% (o que corresponde a uma glicose média de 380mg/dL), logo que comecei a aplicar a insulina, esse índice baixou para 7,2% (o ideal é manter abaixo de 7%).

Repito meus exames a cada 4 meses, pois tenho acompanhamento constante com minha endócrino, e para minha tristeza, o meu descontrole das férias se refletiu nos resultados, agora com uma Hemoglobina Glicada em 7,5%. Minha médica disse que depois de dois anos mantendo a mesma quantidade de insulina aplicada, é normal isso acontecer, então aumentei as doses de insulina Lantus e NovoRapid. Agora uso a NovoRapid sempre que faço uma refeição e ela está acima de 80mg/dL, eu não faço contagem de carboidrato, mas já conheço meu corpo, meço a glicemia e avalio o que vou comer, então aplico a insulina. É como se fosse uma contagem, mas não uso números, uso minha glicemia pré e pós prandial.

Eu tenho uma certa mania de perfeição, e ver minha Hemoglobina me deixa chateada, minha endócrino disse que está bom, mas bom não me serve, eu quero excelência!

Vou refazer os exames em junho e estou me esforçando para esse índice ficar abaixo de 7% e evitar futuras complicações!

Torçam por mim!

*Para entender o que é Hemoglobina Glicada e sua importância para os diabéticos, acesse: http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/16497-hemoglobina-glicada-exame

Destaques

Temas

Quer ficar por dentro das novidades do Blog?

Assine a newsletter e não perca nem um post!

bottom of page