top of page

Um pouco de cultura diabética

Li muitos livros sobre o diabetes desde que tive meu diagnóstico, mas nenhum me trazia novidades nem reflexões. Até que um querido amigo meu, o Thiago Augusto, me apresentou o livro Comida que Cuida. Desde então, sempre que converso com um diabético, indico esse livro. É um livro online, que foi lançado em 2006, com o objetivo de estabelecer uma relação mais prazerosa das pessoas com a alimentação.​​

Para mim, foi o livro mais simples que já li, mas que ao mesmo tempo, me fez pensar muito sobre meu diabetes! Ele pode ser lido tanto por crianças quanto por adultos, e DEVE ser lido por qualquer pessoa, com pâncreas ou sem pâncreas funcionando :P

Esse livro não dá ênfase a estatísticas de mortes, nem fala somente dos problemas que um diabético pode ter; o Comida que Cuida mostra que a vida não acabou, e que comer é bom, contudo, não é a coisa mais importante do mundo. Uma das melhores reflexões que tive foi quando os autores falaram sobre os aniversários infantis: na verdade, a criança vai num aniversário para brincar, quem vai para comer são os adultos. E realmente, sempre que eu voltava de uma festinha, meus pais perguntavam: e o que tinha pra comer lá?

A gordice está na cabeça dos adultos.

Depois de ler esse livro, parei de pensar no que não "poderia" mais comer, passei a aceitar melhor o diabetes e fiz com que todos na minha casa lessem também, porque a familia acaba passando pela revolta junto com você, e muitas vezes eles que ficam remoendo a doença.

Com o livro, ficou mais claro ainda que a família deve acompanhar a dieta e a rotina do diabético, eles também precisam aprender sobre a doença e eles também precisam superar a fase de luto que todo diabético passa depois do diagnóstico.

Super indico a todos essa leitura, o livro está disponível para download gratuito no link: Comida que cuida 2

E antes que eu esqueça, muito obrigada Thiago :)

Destaques

Temas

Quer ficar por dentro das novidades do Blog?

Assine a newsletter e não perca nem um post!

bottom of page