top of page

Coisas que todo diabético escuta

Chegando perto da data de aniversário do meu diagnóstico, comecei a pensar nas coisas que escuto desde que descobri que tenho diabetes. Eu sou uma pessoa super otimista e levo tudo para o lado engraçado, mas sei que tem gente que se magoa ou se irrita com as "bobagens" que escutam (ok, algumas vezes também me irrita, principalmente se eu não tenho intimididade com quem disse a asneira). Eu sempre aproveito a deixa da pergunta/afirmação errada para dar uma aula sobre diabetes, assim essa pessoa não vai cometer a mesma gafe mais adiante com outro diabético.

É óbvio que eu entendo alguns questionamentos porque eu também já fui leiga no assunto, mal sabia o que era a diabetes. Mas tem coisa que não precisa dizer né pessoal? Convenção internacional do bom senso, por favor!

Ah, por incrível que pareça, tudo que eu listei abaixo, eu já ouvi.

Qual a campeã de risadas? Aquela pessoa que disse para minha mãe que eu me vestia muito bem para ter diabetes. hahahahaha (tem que rir).

• Mas você NÃO PARECE SER diabético!

Diabético tem perfil característico agora?

• Eu ouvi dizer que comer CANELA CURA diabetes, já tentou?

Olha meu querido, nem se eu comesse uma árvore inteira de canela eu ia me curar.

• Já experimentou tomar ÁGUA DE QUIABO?

Nem quero.

• Mas você nem é GORDO!

Povo, vamos nos informar melhor, diabetes não se desenvolve só por obesidade.

• Minha vó PERDEU UM PÉ por causa da diabetes.

E você achou que era importante compartilhar isso comigo por quê?

• Eu NUNCA conseguiria me furar como você faz.

É que eu não muita opção de não querer né.

• Eu preferia MORRER do que ter que fazer insulina.

Ah, pois é, é essa a escolha que tive que fazer e ainda faço, todos os dias.

• Pelo menos não é CÂNCER.

Era para eu me sentir melhor?

• Então você NÃO PODE comer açúcar, né?

Nesse momento eu só consigo pensar no Caetano Veloso e seu vídeo "Você é burro?"

• ENTENDO TUDO de diabetes porque meu tio tinha, ele se curou.

Nossa, um expert! Selinho Caetano Veloso para você também!

• Você COMIA MUITO DOCE quando era criança?

Respondo que odiava doce só para ver a cara de tacho da pessoa.

• É aquela PIOR?

O que responder né? Existe melhor ou pior diabetes?

• Mas você é TÃO BONITO para ter diabetes!

Claro, só pessoas feias deveriam ter doenças.

• Mas você É TÃO NOVO para ter diabetes!

Gente, diabetes pode surgir em qualquer idade, independente do tipo de diabetes. Caetano Veloso para você!

• Mas você se VESTE tão bem!

Óbviamente que diabetes deveria ser uma doença só de pessoas bregas, aliás, qual o conceito de brega né?!

Coisas que todo diabético escuta

Então procurando blogs de diabetes de todo o mundo para novos tópicos, achei esse manual da etiqueta para não diabéticos, e casou direitinho com o que eu costumo ouvir. O mais engraçado é pensar que achei isso em um site estrangeiro, ou seja, a desinformação e a falta de bom senso é mundial mesmo!!

Já que essa boa alma resolveu criar um manual, vamos compartilhar com a galera, nossos ouvidos e nervos diabéticos agradecem!!

ETIQUETA DO DIABETES PARA PESSOAS QUE NÃO TEM DIABETES

Não dê conselhos sobre minha alimentação ou outros aspectos do diabetes sem eu ter te pedido!

Sua intenção pode ser boa, mas dar conselho sobre os hábitos pessoais de alguém, especialmente quando não lhe foi solicitado, não é muito legal. Além disso, muitas das crenças populares sobre diabetes (como: Você deveria simplesmente parar de comer açúcar) estão desatualizadas ou completamente equivocadas.

Entenda e se sensibilize de que cuidar do diabetes é trabalho duro!

O controle do diabetes é um trabalho de tempo integral para o qual eu não me candidatei, eu não queria essa vaga de trabalho, mas não posso largar.

Não me conte histórias horrorosas sobre sua avó ou sobre outras pessoas com diabetes que você já ouviu!

Essas histórias não são encorajadoras!

Ofereça-se para me ajudar a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis!

Não estar sozinho é uma das coisas mais importantes pra mim.

Não fique horrorizado quando eu medir minha glicemia ou me aplicar injeções!

Não é super divertido pra mim também. Verificar glicemias e fazer uso de medicamentos são coisas que eu tenho que fazer para ter saúde. Se eu tiver que me esconder quando precisar fazer isso, será muito mais difícil pra mim.

Pergunte pra mim o que pode fazer para me ajudar

Se você quiser me dar apoio, existem várias coisinhas nas quais eu provavelmente adoraria que você me ajudasse. Entretanto, o que eu realmente preciso pode ser bem diferente do que você ACHA que eu preciso, então, por favor, pergunte antes.

Evite tentar me confortar

Quando você acabar de ficar sabendo sobre meu diabetes, pode ser que queira me confortar dizendo coisas como: “Ei, poderia ser pior; você poderia ter câncer!” .você não vai fazer com que eu me sinta melhor. E a mensagem implícita parece ser que diabetes não é lá uma grande coisa. Entretanto, diabetes (assim como câncer) É SIM uma grande coisa.

Apoie-me nos meus esforços com o autocuidado

Ajude-me a estabelecer um ambiente de sucesso. Por favor, honre minha decisão de recusar uma oferta de comida, mesmo quando você realmente quiser que eu experimente algo. Você será mais útil se não bancar uma fonte desnecessária de tentação.

Por favor, não espie ou comente minhas glicemias sem me perguntar antes

Esses números são pessoais a menos que eu escolha compartilhá-los. É normal obter números às vezes muito altos ou muito baixos. Seus comentários  sobre eles podem acrescentar mais frustração, desapontamento e raiva que eu já sinto.

Ofereça seu amor e encorajamento

Enquanto eu trabalho duro pra controlar meu diabetes, às vezes, simplesmente saber que você se importa pode ser muito mais útil e motivador.

Destaques

Temas

Quer ficar por dentro das novidades do Blog?

Assine a newsletter e não perca nem um post!

bottom of page