top of page

Diabetes e doação de sangue


Diabetes doação de sangue

Indivíduos com diabetes podem doar sangue? Segundo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), nem toda pessoa com diabetes pode doar sangue. Quais são os critérios? Deve-se considerar o estado de saúde do doador de sangue, avaliar se ele está com bom controle glicêmico e se está com algum tipo de infecção ativa – a infecção pode afetar a “saúde" do sangue, colocando em risco tanto o bem-estar do doador quanto de quem vai receber o sangue. Pessoas que tenham complicações devido a descompensação da patologia, não podem doar. Não tenho complicação, tenho um bom controle glicêmico e estou sem nenhuma infecção ativa, vai me fazer mal doar sangue? Não há nenhum estudo que tenha sido feito exclusivamente com diabéticos para mostrar se há efeitos adversos associados à doação de sangue, ou seja, indivíduos com diabetes e sem diabetes podem ter as mesmas reações ao fazer a doação. Se não me faz mal, eu posso doar? Pessoas que fazem uso de insulina ou outras substâncias injetáveis não devem doar sangue (independente se o doador é tipo 1 ou tipo 2), pois a triagem feita antes da doação não garante que as técnicas de injeção sejam apropriadas, aumentando o risco de infecções e hepatites virais no doador. Então se eu só uso medicamento oral, posso ser doador? Sim. Diabéticos que tenham bom controle glicêmico, usem apenas medicação oral, não tenham histórico de pressão baixa, nem infecção ativa, neuropatia ou doença vascular, podem doar sangue. E quem vai receber o sangue, pode ficar com diabetes?

Não, pois diabetes não é uma doença contagiosa.

Quanta coisa, pode resumir?

Podem doar Indivíduos com diabetes que tenham um bom controle através da dieta ou de medicação oral, que não tenham histórico de pressão baixa, nem evidência de infecção ativa, neuropatia ou doença vascular, em especial feridas nos pés. Não podem doar Pacientes em uso de insulina ou com complicações do diabetes.

Fonte

Blood Donor Selection: Guidelines on Assessing Donor Suitability for Blood Donation. World Health Organization; 2012.

Destaques

Temas

Quer ficar por dentro das novidades do Blog?

Assine a newsletter e não perca nem um post!

bottom of page